No momento atual, muitos economistas estão revisando suas projeções para a variação do PIB. Empresas estão analisando os impactos da desaceleração econômica em seus negócios e, em alguns casos, procurando alternativas para redução de despesas. O investimento em marketing digital pode ser um forte candidato a sofrer cortes.
Porém, vale a pena analisar com calma os impactos de deixar de investir em marketing digital para evitar maiores erros. Antes de tomar qualquer decisão você pode se fazer algumas perguntas:
- Sua empresa está aberta e operando? Seu público está ciente do status atual de sua empresa?
- Como seus concorrentes estão se promovendo?
- Sabemos que o tempo de uso da internet vem crescendo nas últimas semanas…a presença digital de sua empresa é sólida para aproveitar esta atenção ampliada?
Ao analisarmos dados de crises anteriores, vemos que o investimento em marketing durante a crise teve papel fundamental na recuperação dos negócios. Por isso, listamos algumas razões pelas quais o investimento em marketing digital em uma crise econômica pode ser positivo para sua empresa:
Retenção de clientes
Durante uma crise econômica, você precisa se concentrar em manter os clientes que já estão com sua empresa.
Um dos grandes atrativos que sua empresa tem para os clientes existentes é que eles já conhecem e confiam em você. Eles sabem que seus produtos e serviços são sólidos.
O marketing digital ajuda a manter sua empresa na mente de seus clientes. Mantenha suas mídias sociais atualizadas, alimente seu blog com conteúdo sensível e relevante e siga se comunicando via e-mail marketing, por exemplo.
Mostrar estabilidade
As pessoas são atraídas por empresas fortes e resistentes em tempos de crise. Você pode inspirar esse tipo de confiança através do marketing digital. Uma forte presença online por meio de SEO e mídias sociais mostra que sua marca pode enfrentar as piores condições.
Manter-se à frente dos seus concorrentes
Se você chegou a pensar em reduzir ou até mesmo parar seu investimento em marketing digital, é possível que seus concorrentes tenham pensado o mesmo. E alguns podem ter colocado este pensamento em prática.
A história mostra que este não parece ser o melhor caminho: durante a recessão econômica norte-americana de 1990-1991, o McDonald’s diminuiu sua publicidade. Pizza Hut e Taco Bell aproveitaram essa oportunidade e continuaram sua estratégia de marketing. Como resultado, a Pizza Hut teve um aumento de 61% nas vendas e a Taco Bell teve um aumento de 40%. Enquanto isso, o McDonald’s sofreu um declínio de 28%.
Pense bem.
Marketing digital oferece flexibilidade
Diferentemente da publicidade tradicional, o marketing digital oferece a liberdade de alterar e atualizar sua estratégia com agilidade.
Você pode ajustar seu plano de marketing para se adequar ao que está acontecendo e tais atualizações podem mostrar a seus clientes que você é atencioso e conhecedor da situação em questão.
Um exemplo fácil de ilustrar vem de empresas que costumavam investir em materiais e ações de pdv. Mas neste momento, os esforços devem ser concentrados para levar tráfegos a seus canais digitais.
Para outros negócios, pode ser que agora não faça muito sentido manter totalmente a verba destinada à campanhas que buscam conversão imediata. Mas pode ser interessante, reverter este recurso para criar mais conteúdo e chamar a atenção de um público que ainda está aprendendo sobre seus produtos e serviços.
Embora ninguém ainda possa afirmar quando esta crise vai passar, sabemos que vai. E quando este dia chegar, sua empresa deve estar pronta para seguir prosperando. As decisões que você toma hoje podem definir como seus negócios irão se comportar no futuro.
Podemos e queremos ajudar. Se você tem dúvidas sobre como o investimento em marketing digital pode ser positivo para sua empresa, fale conosco! É só escrever para contato@wsidigitalmkt.com.br e responderemos em breve.