Escolha uma Página

Manter uma presença digital não é mais uma alternativa para as empresas, mas sim uma questão de sobrevivência. Porém isso não significa sair publicando qualquer conteúdo em qualquer lugar. Frequência é importante, mas quantidade sem qualidade não costuma levar a lugar nenhum. É preciso ter planejamento.

Para começar, listamos aqui algumas recomendações especiais:

Monitore padrões, comportamentos e preferências dos seus clientes

Para conseguir se comunicar de maneira eficaz e assim manter uma presença digital efetiva, você precisa ter clareza sobre quem são seus clientes. Você deve desenvolver uma compreensão clara de como os hábitos deles estão evoluindo, como as interações com a marca estão mudando e onde a marca pode encontrá-los. Ouça o que eles estão dizendo. Entenda suas necessidades. Parte disso pode significar que você precisa ativar conversas on-line (em seu site por meio de um chatbot, em seus canais sociais ou por meio de uma pesquisa de feedback de clientes).

Recentemente fizemos um webinar sobre marketing baseado em personas, ressaltando a importância de entender seu público. Para assistir, clique aqui.

Expertise, autoridade e confiança

Você pode nutrir sua marca desenvolvendo sua expertise autoridade e confiança, ou o que o Google chama de Princípio E.A.T (Expertise, Authoritativeness, & Trust). Google não deseja exibir resultados para pesquisas que os levam a páginas sem informação, baseadas em opiniões ou potencialmente fraudulentas ou que possam realmente prejudicar alguém. Portanto, o que o Google está pedindo que as empresas façam, especialmente agora devido à alta demanda por tráfego na Internet, é:

  • Demonstre seu conhecimento (isso começa com a pesquisa adequada de palavras-chave).
  • Mostre alguma autoridade (com backlinks de sites de alta autoridade).
  • Demonstre que você é confiável (análises positivas de usuários e garantia de segurança do site).

Se você se concentrar nessas três coisas, terá mais chances de melhorar a otimização do seu site e, consequentemente, sua presença online.

Gerencie sua presença online em diferentes tipos de mídia 

Quando se trata de ter uma estratégia de SEO forte, que possa ajudá-lo a direcionar mais tráfego para o seu site, você precisa gerenciar e controlar a narrativa da sua marca em todos os seus canais de marketing. Existem três tipos de canais de marketing:

  • Próprios (site, perfis em redes sociais, blog).
  • Pago (canais de terceiros, anúncios como Google Ads).
  • Ganhos (conteúdo compartilhado, comentários).

Ao fazer um balanço de suas mídias, você pode garantir que está passando a mensagem certa, no momento certo no processo de compra e que está monitorando o que está sendo dito sobre sua marca online.

Garanta que sua presença mobile seja excepcional

O consumidor de hoje quer uma experiência mobile fácil e rápida. Sabendo disso, em 1º de julho de 2019, o Google mudou para uma estratégia de indexação que prioriza dispositivos móveis. Isso significa que o Google indexa a versão mobile do seu site para determinar a classificação do seu mecanismo de pesquisa. Portanto, se você não estiver oferecendo uma excelente experiência mobile aos visitantes do seu site, não terá uma boa classificação do ponto de vista de SEO. Recomendamos que você analise a experiência do seu site para dispositivos móveis da perspectiva de seus clientes. Navegue no seu site pelo celular e verifique se ele é excepcional.

Foco na experiência do usuário

Quando se trata da experiência do usuário online, geralmente falamos sobre a navegação de um site, chamarizes claros ou formulários acessíveis que podem ajudar a melhorar as conversões. Embora tudo isso ainda seja aplicável hoje em dia, precisamos considerar o estado atual e considerar um tipo diferente de experiência do usuário. Recomendamos que você restrinja seu foco e pense no que seus clientes precisam agora e fale diretamente com essas necessidades no centro do site. Concentre-se mais no que você pode fazer pelos seus clientes hoje. Torne seu atendimento ao cliente facilmente acessível. Garanta que seus números de telefone, endereços de e-mail, horários de operação e outras informações relevantes sejam fáceis de encontrar em seu site.

Precisa de ajuda para estabelecer uma presença online efetiva? Entre em contato conosco. Há 25 anos trabalhamos com empresas que querem melhorar sua presença digital e aproveitar todo o potencial que o ambiente online oferece.