O que avaliar na hora de contratar uma agência de marketing digital?
Sabemos que se sua empresa de fato quer ser competitiva e gerar boas oportunidades no mundo online, precisa ter um bom plano e desenvolver uma estratégia sólida de marketing digital (se você ainda tem dúvidas sobre isso, clique aqui).
Porém, isso não é algo tão simples assim de ser alcançado. Uma boa estratégia de marketing digital demanda tempo, recursos e, sobretudo, dedicação na sua execução. E obstáculos certamente serão encontrados pelo caminho. Nessa jornada, muitas empresas optam por contratar uma agência ou consultoria especializada em marketing digital, seja pela falta de conhecimento técnico ou inviabilidade de ter uma equipe interna, seja pelo risco de perder o foco no seu core business.
Se você também está pensando em contratar uma agência de marketing digital, este post pode te ajudar com algumas dicas de pontos importantes que você deve avaliar na hora de contratá-la.
Soluções que a agência de marketing digital oferece
As soluções oferecidas por uma agência de marketing digital podem variar muito. Há agências que trabalham em todas as frentes (one-stop shop) e outras em nichos específicos (oferecem somente produção de conteúdo ou atendem a um segmento de mercado específico). Algumas agências também já nasceram online e outras se adaptaram e migraram suas soluções para o mundo digital.
Para fazer sua escolha, procure conhecer bem os serviços e entenda até onde a agência pode te acompanhar nos seus objetivos. Por exemplo: Se o seu negócio requer ações em muitos canais, uma agência com maior portfólio de serviços, que possa desenvolver uma estratégia de marketing digital integrada é mais recomendada. Nesse caso, trabalhar com agências diferentes, com serviços diferentes aumenta o seu trabalho, transferindo para você a coordenação de todas as ações. E pode, também, encarecer seu investimento.
Qualificações da agência de marketing digital
Há quanto tempo a agência está no mercado? Quem são os seus clientes? Quanto mais experiência, maiores as chances de sucesso em um projeto de marketing digital.
Mas, não é só isso que deve ser levado em conta. Ter certificações e parcerias, além de gerarem credibilidade, demonstram investimento constante em atualização. Isso em marketing digital é obrigatório. Selos de certificação como Google Partner ou Hubspot Partner Program significam para as agências treinamentos, formação de especialistas, apoio de consultores, networking profissional, acompanhamento de pesquisas e todas as tendências do mercado. Além disso, as agências para serem certificadas passam por um processo de aprovação. Precisam comprovar que se mantêm em constante atividade e aprimoramento, além de cumprirem as práticas recomendadas pelas empresas parceiras.
Se você se preocupa em investir no que há de mais recente no marketing digital, buscar por agências com boas certificações e parcerias pode ser um bom caminho.
Dinâmica de trabalho da agência
Grande parte das agências hoje trabalham e se comunicam virtualmente (e não poderia ser diferente neste segmento). Isso não significa que reuniões presenciais nunca aconteçam. Mas, reuniões por Skype, Google Hangouts, Go to Meeting fazem parte do vocabulário e da dinâmica de trabalho e podem ser igualmente produtivas para ambos os lados (agência e cliente). Entretanto, se sua empresa prefere ou precisa de uma comunicação presencial mais frequente, este é um item que deve ser discutido na sua negociação com uma potencial agência parceira.
Outro ponto importante a ser bem avaliado: agilidade. Como a agência atende às demandas? Quanto tempo leva para desenvolver suas soluções? Como administra e resolve problemas que ocorram? Ninguém gosta de esperar muito tempo por uma resposta, não é mesmo?
Antes de contratar, entenda toda a dinâmica e processo de comunicação da agência, avalie e negocie o que mais funciona para sua empresa.
Preço e qualidade
Esta sempre é a parte mais difícil, sobretudo em tempos de crise. Algumas agências de marketing digital trabalham com banco de horas e outras com pacotes fechados. Mas, dependendo do modelo de negócios, elas podem flexibilizar sua dinâmica de trabalho e seus valores.
Mas, ao procurar por serviços de marketing digital, o mais importante aqui é que você, antes de tudo, entenda o que sua empresa precisa e, consequentemente, o que sua empresa deverá gastar nesses serviços.
Além disso, qualidade é fundamental. Ao avaliar propostas, você deve se perguntar: a agência tem um preço mais baixo, mas será que de fato está usando as melhores ferramentas? Será que conhece e domina as melhores tecnologias? Será que tem capacidade de atender às demandas e cumprir prazos? Fique atento. Marketing digital não é para amadores e bons profissionais custam caro. Procurar somente por serviços baratos pode sair bem mais caro para sua empresa depois.
Prazo dos contratos
As agências de marketing digital normalmente trabalham com um tempo mínimo de contrato, pois é o tempo necessário para que os resultados das ações comecem a aparecer e possam também ser avaliados adequadamente.
Algumas ações podem ter um prazo mais curto como, por exemplo, campanhas para ofertas de produtos em datas específicas. Mas, são ações temporárias. Estratégias de marketing digital são construídas no médio e longo prazo e você tem que ter isso em mente ao investir.
Assim, contratos de curto prazo (inferiores a 12 meses) geralmente não são recomendados, principalmente se sua empresa quer crescer baseada na presença online ou se estabelecer como referência no seu segmento de mercado.
Escolher uma boa agência de marketing digital leva algum tempo, mas o esforço será recompensado se você contratar uma agência que traga resultados e faça seu investimento valer a pena.
Se você está nessa jornada de busca, entre em contato com a WSI Digital Marketing e conheça nossos serviços.
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