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Chegou aquela época do ano que aproveitamos para apresentar nossa visão sobre o futuro do marketing digital. Aqui estão nossas previsões para 2023!

Mas antes de qualquer coisa, vamos relembrar passado. Desde 2014, a WSI apresenta suas apostas para o novo ano. Abaixo vamos rememorar nossas previsões de 2022 e nos atribuir uma nota de acordo com a classificação abaixo:

  • Oráculo (+2) – acertamos tanto, que é como se tivéssemos canalizado aquela senhora simpática do filme Matrix.
  • Oráculo em treinamento (+1) – não vimos exatamente o cenário todo, mas pelo menos conseguimos prever o futuro.
  • Nada muito certo (0) – não estávamos certos, mas também não estávamos totalmente errados.
  • Erramos por pouco (-1) – a bola foi para fora, mas passou rente à trave.
  • Erramos feio (-2) – erramos muito.

O que havíamos previsto para o futuro do marketing digital em 2022?

#1: A popularidade de vídeos curtos vai aumentar

Nota: +2

Muitos dados estatísticos publicados neste post indicam que estávamos certos sobre a tendência de vídeos curtos continuar crescendo em 2022. Então, é justo ganharmos os dois pontos neste item.

Mas basta observar esta métrica, que mostra que o interesse em anúncios do TikTok (leia-se: anúncios em uma plataforma de vídeos curtos) aumentou +99x nos últimos cinco anos, sem nenhum sinal de desaceleração em 2022.


Interesse nos anúncios do TikTok aumentou quase 99 vezes nos últimos 5 anos, conforme o número de buscas online (
fonte).

#2: Conteúdo continua sendo rei

Nota: +2

Mais dois pontos para nós !

Se você acessar o relatório Global State of Content Marketing da Semrush, verá que das 1.500 empresas pesquisadas, 97% disseram que o marketing de conteúdo fazia parte de sua estratégia . Enão é só isso! À medida em que as restrições impostas pela pandemia começaram a diminuir, 26% das empresas pesquisadas disseram que aumentariam seu orçamento e sua equipe de marketing de conteúdo.

Precisamos falar mais alguma coisa?

#3: O conceito de metaverso se tornará popular

Nota: -1

Nosso primeiro erro foi interessante. Ainda acreditamos que o conceito do metaverso se tornará popular em algum momento no futuro, mas com certeza não aconteceu em 2022 e, não acreditamos que isso vá acontecer já em 2023.

As razões pelas quais nossa previsão não se concretizou estão ligadas principalmente aos cenários econômicos e às consequentes taxas de inflação, que causaram impacto no mercado de ações e no de criptomoedas. O impacto desse último estava diretamente ligado ao conceito do metaverso.

Mais uma vez, acreditamos que o metaverso se concretizará eventualmente, por isso continuamos recomendando que continuem aprendendo o máximo que puderem sobre o assunto. E assim, estarão totalmente preparados quando ele vier definitivamente.

#4: Estratégias de marketing podem voltar a oferecer experiências aos clientes

Nota: +1

Só pelo fato desse post ter sido escrito – The Best of Experiential 2022 – e por termos usado a expressão “podem” seria justo recebermos pelo menos um ponto nesse item.

É difícil explicar exatamente o quão forte tem sido a intensidade do marketing digital em oferecer experiencias em 2022. No entanto, o surgimento dos exemplos publicados no site Ad Age, mostram que estamos nesse caminho.

#5: Conteúdos ao vivo nas mídias sociais vão se consolidar

Nota: +1

De acordo com a Hootsuite, 30% dos usuários entrevistados em 2022 disseram que assistiram a pelo menos um vídeo ao vivo por semana. E os dados do Vimeo sugerem que os vídeos ao vivo conseguem capturar a atenção entre 10 e 20 vezes mais do que o conteúdo gravados.

Essas estatísticas indicam que a demanda e a eficácia do conteúdo ao vivo nas mídias sociais cresceram em 2022. Logo, é justo colocar outro ponto na avaliação da nossa performance!

Abaixo nossas apostas sobre o futuro do marketing digital para 2023:

#1: Twitter não será o mesmo

Se tem uma rede social em que a tão falada polarização se faz presente é o Twitter. Assim, não é surpresa que seu próprio destino gere tantas polêmicas.

Por um lado, há aqueles que acreditam que o colapso total do Twitter é iminente. Por outro, há aqueles que estão vibrando com a nova gestão da rede.

Algumas pessoas já buscam alternativas – ouvimos falar muito do Mastodon e recentemente, os twitteiros brasileiros parecem ter se encantado pelo Koo.

Nossa aposta é que o Twitter fica entre nós, mas não será o mesmo.

#2: Mais oportunidades de negócios na Web3 surgirão

Web3 veio para revolucionar a maneira como as empresas atuam e promoverá mais segurança e confiança entre clientes e partes interessadas, dando-lhes acesso a redes mais seguras e descentralizadas.

Tecnologias como NFTs (tokens não fungíveis) e contratos inteligentes, abrirão novas possibilidades para empresas, com automação de transações e armazenamento seguro de dados em um registro onde todos tem acesso. Com mais empresas aderindo, tais como AdidasStarbucksGucci, e Nike, Web3 promete introduzir um novo comércio online mais eficiente, transparente e confiável . As empresas que capitalizarem no Web3 estarão bem posicionadas para se beneficiar desse potencial nos próximos anos.

#3: Zero clique vem ganhando força

Como vimos acima , conteúdo ainda continuará rei em 2023. A maioria dos profissionais de marketing deseja que o público consuma esse conteúdo nas suas propriedades online, e para isso quando eles escrevem o conteúdo, eles sempre focam no CTA, para que tenham um clique no link. Mas no mercado saturado de conteúdo que temos hoje, essa estratégia está falhando cada vez mais.

Oferecer conteúdo sem a condição de exigir um clique significa que quando você vai compartilhar seu post nas mídias sociais, você precisará oferecer algo valioso logo no início do seu tweet ou post, sem qualquer certeza que seu público-alvo vá clicar no conteúdo mais extenso  posteriormente.

Aqui tem um post fantástico sobre o assunto de conteúdo com clique zero que explica muito melhor o conceito que estamos detalhando neste post.

#4: Mais empresas vão terceirizar os serviços de marketing digital

Vamos deixar claro que, embora este item seja bom para nós como empresa, não é por isso que está neste artigo. Não se trata de um desejo nosso de que isso se torne realidade. Isso já é uma realidade.

No segundo semestre de 2022, muitas empresas – especialmente aquelas nos ramos de tecnologia e digital – foram forçadas a demitir funcionários diante de condições econômicas incertas de curto prazo. Nem mesmo gigantes como Meta ou Amazon passaram ilesos. Mas ainda são grandes empresas e, quando as grandes empresas ficam mais enxutas, inevitavelmente precisam terceirizar mais dos seus serviços. Nosso entendimento é que 2023 será o ano em que os serviços de marketing serão terceirizados com mais rigor.

#5: As empresas vão se aproximar dos seus funcionários

marketing de influenciadores está na moda hoje em dia e por um bom motivo. Um forte defensor pode ser poderoso para sua marca.

Em 2022, as empresas finalmente perceberam que têm dentro de casa verdadeiros exércitos de pessoas que podem ser fortes defensores da sua marca – seus funcionários. Se uma empresa puder incentivar adequadamente seus funcionários a realmente divulgar a qualidade de seus produtos e experiências do cliente, isso poderá gerar excelentes resultados. Além de incentivos adequados, um manual claro e simples de orientação aos funcionários é a chave para o sucesso, especialmente se as marcas quiserem que eles deixem sua marca no mundo digital.

E quais são seus planos para o marketing digital em sua empresa? Conte para a gente!