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Qualquer pessoa envolvida em atividades de marketing de pequenas a grandes empresas já esbarrou no marketing de conteúdo. Muitos profissionais estão se utilizando do marketing de conteúdo para tentar atrair mais clientes, mas nem todos com sucesso. Com os avanços da tecnologia e com o assunto ganhando espaço, ter uma estratégia efetiva de conteúdo se tornou uma obrigação.

Dicas para marketing de conteúdo

Há poucos anos, quando se começou a falar em marketing de conteúdo, um pouco de exposição online já conseguia gerar bons resultados…mas a situação mudou. Os (potenciais) clientes de hoje estão imersos em uma quantidade absurda de conteúdo e têm cada vez menos tempo e paciência para se engajar, ou seja, estão mais seletivos e atentos apenas ao que é realmente relevante.
Sendo assim, o que fazer para ter uma estratégia sólida de marketing de conteúdo e ter oportunidade de colher bons resultados:

1. Sua estratégia de marketing de conteúdo deve andar junto com seu plano de negócio

Se sua empresa está evoluindo, sua estratégia de conteúdo também deve estar. Você não desenvolve um negócio sem um plano e o mesmo vale para uma estratégia de marketing de conteúdo. Quando houver alguma mudança no seu plano de negócios, esta deve estar refletida em sua estratégia de conteúdo e esta deve ser direcionada para o público definido no seu plano.

2. Utilize os canais corretos

O mundo digital está cheio de opções de plataformas para compartilhar seu conteúdo, mas estas tem características únicas. É importante saber o que postar em cada uma delas. Adapte seu conteúdo para que este possa ser bem aproveitado nos canais adequados. Uma publicação no seu blog deve ser diferente do que vai para o facebook, por exemplo.

3. Prefira qualidade ao invés de quantidade

Na ânsia de entrar na onda do marketing de conteúdo, muitas empresas passaram a despejar publicações a esmo em todos os canais disponíveis. Mas, como já falamos, o volume de conteúdo a que somos expostos diariamente é tão grande que fica difícil se destacar. É importante analisar o que foi bem sucedido no passado, mas isto não basta. É preciso estar ligado no que acontece no mundo, no que é tendência e tentar criar vínculos com seu negócio, desde que haja uma conexão possível. Caso contrário, a empresa pode passar uma imagem oportunista e o resultado pode ser desastroso.

4. Não se esqueça dos elementos visuais

As empresas têm cada vez menos tempo para atrair a atenção do seu público-alvo. Na média, as pessoas abandonam um site após apenas 20 segundos. O cérebro humano tende a registrar melhor informações quando estas são acompanhadas de imagens ou vídeos. Só de se usar a palavra ˜vídeo” no assunto de um e-mail marketing, já é possível perceber taxas de abertura mais altas. Não se esqueça de incluir vídeos, imagens e infográficos em sua estratégia de marketing de conteúdo.

5. Acompanhe os avanços tecnológicos

O crescimento acelerado do uso de smartphones mudou definitivamente o comportamento das pessoas. Muitas delas consomem mais conteúdo via celular do que através de um computador, portanto não há desculpa para não ter conteúdo adaptado para estes dispositivos. 

Se sua empresa ainda não tem uma estratégia de conteúdo ou se já tem, mas ainda sem resultados significativos, você pode tentar aproveitar estas dicas. E se quiser conversar com um de nossos especialistas, entre em contato e estamos prontos para te atender!