Tem havido muita conversa em torno da automação de marketing e como ela se tornou um diferencial importante para profissionais de marketing de alto desempenho. Seja trabalhando em pequenas empresas ou em uma empresa de grande porte, a automação está moldando o futuro da tecnologia de marketing.
O que é automação de marketing?
De acordo com a Hubspot, a automação de marketing está ligada ao uso de um software que existe para automatizar os esforços de marketing. Os profissionais de marketing geralmente usam a automação de marketing para criar um fluxo contínuo de leads para seus negócios e para direcionar leads ao longo de seu funil de vendas.
Um dos maiores benefícios da automação de marketing é que ela pode ajudar você, o profissional de marketing, a economizar muito tempo. Implementar a automação em sua estratégia de marketing não só permite uma melhor alocação de seu tempo e esforços para outras tarefas que ajudam a gerar receita, mas também é uma ótima ferramenta para ajudar a dimensionar sua empresa com mais eficiência. Resumindo, permite que você tome decisões melhores e mais informadas para suas campanhas de marketing.
Em 2019, muitas empresas pretendem investir mais em tecnologia de marketing. Portanto, se você está procurando uma solução completa para otimizar sua estratégia de marketing, implementar a automação ajudará você a aprimorar a experiência multicanal para seus clientes em potencial.
Aqui estão 4 recursos de automação de marketing que facilitarão sua vida:
Facilidade para integração de novos clientes
Como mencionei anteriormente, muitos profissionais de marketing estão usando a automação de marketing para criar um fluxo constante de leads para seus negócios. Um desafio enfrentado por muitas empresas é levar seu produto ou serviço a novos clientes e garantir que eles forneçam um fluxo consistente de informações relevantes para reter novos clientes em seu funil de vendas. Um dos muitos benefícios e recursos da implementação da automação de marketing é que você pode programar uma sequência de e-mails automatizados e personalizados para novos clientes que ajudarão a guiá-los pelos detalhes do seu produto ou serviço.
Ao automatizar o processo de integração, ele permite uma abordagem mais “prática” sem ter que gastar ou dedicar tempo para passar por demonstrações de produto com cada novo cliente individual.
Nutrição eficaz de leads
Assim como um pai alimenta seu filho para prepará-lo para a adolescência e a idade adulta, os profissionais de marketing precisam saber como nutrir seus leads e guiá-los na jornada do cliente para aumentar as chances de conversão de leads. Quando um lead entra no funil de vendas, ele precisa ser alimentado com informações valiosas para se transformar em um cliente valioso.
É nesse ponto que entra a automação de marketing. A automação não só ajuda no processo de integração de novos leads, mas também ajuda a alimentar esses leads. O que isso significa? Um dos muitos recursos que acompanham a automação de marketing que facilitará sua vida é a capacidade de fornecer as informações mais relevantes para leads que já entraram no funil de vendas. Para transformar um lead em um cliente valioso, você precisa se comunicar constantemente. Com a automação de marketing, você pode enviar uma série automatizada de e-mails para instruir seus leads e criar um relacionamento.
Em última análise, a automação é uma ferramenta útil para a construção de relacionamentos. Ele permite que profissionais de marketing como você adicionem seu próprio talento e personalizem mensagens automatizadas para serem mais personalizadas e não se tornarem muito orientadas para vendas.
Experiências automatizadas de atendimento ao cliente
Muitos representantes de atendimento ao cliente gastam muito tempo lidando com perguntas sobre um produto ou serviço da empresa, e a maior parte do tempo é gasta na educação de novos clientes em potencial que não sabem nada sobre o produto ou serviço. Torna-se um pouco demorado e o tempo e o esforço podem ser gastos em outras tarefas relacionadas ao atendimento ao cliente.
Com a ajuda do aprendizado de máquina, a automação de marketing é particularmente útil para fornecer experiências automatizadas de atendimento ao cliente. A implementação de um recurso de bate-papo ao vivo ou chatbot é uma maneira eficaz de capturar leads, pois fornece aos leads uma plataforma para fazer perguntas e receber respostas imediatas. Nós vemos isso muito frequentemente hoje em dia. Sempre que visitamos um site, há um pequeno bate-papo ao vivo que aparece no canto inferior direito, solicitando que façamos perguntas e saiba mais sobre o que está sendo oferecido.
Automação e Agendamento de Mídias Sociais
Construir e manter uma forte presença na mídia social pode exigir muito tempo e esforço. Graças à automação de marketing, você pode automatizar facilmente as interações nas mídias sociais, seja construindo sua base de seguidores, agradecendo a novos seguidores ou compartilhando e agendando conteúdo. Este é um dos exemplos mais comuns de automação de marketing e há tantas ferramentas e softwares disponíveis para ajudar a escalar esses esforços, como o Hootsuite e o HubSpot. Foi também uma das primeiras estratégias de automação de marketing a entrar no marketing digital tradicional. A programação e a automação de mídia social mantêm o público envolvido e economizam seu tempo sem ter que gastar inúmeras horas postando em tempo real.
É hora de dividir os silos entre vendas e marketing, porque a automação de marketing é o futuro do marketing digital. Há tantas ferramentas e softwares por aí a considerar, cada um com seus recursos exclusivos. As ferramentas populares de automação de marketing incluem o Hubspot, o Pardot, o Marketo, o RD Station e o SharpSpring. Pode valer a pena dedicar algum tempo para ver como você pode elevar seus esforços de marketing para o próximo nível, investindo em automação de marketing.