Cada vez mais as empresas estão se conscientizando da importância e dos benefícios que investimentos em marketing digital podem trazer. Mas, em alguns casos, ainda falham em definir uma estratégia e delegam atividades a pessoas pouco preparadas. Pode parecer engraçado, mas se temos um problema de saúde, procuramos um médico; uma questão legal, procuramos um advogado, mas quando se trata de marketing, ainda há quem negligencie a importância de procurar um profissional qualificado, seja por querer economizar ou mesmo não achar necessário.O que nem todos se dão conta, é que a falta de um bom plano ou a execução mal feita podem levar ao desperdício de recursos ou mesmo causar danos à imagem da empresa. O recente caso do bar Quitandinha é um bom exemplo, mas essa é uma outra história…hoje vamos mostrar alguns erros de marketing muito comuns que podem trazer resultados negativos. E para começar, escolhemos um dos assuntos que mais causam confusão: SEO (Search Engine Optimization ou otimização para busca orgânica – se você ainda tem dúvidas sobre o que é SEO, clique aqui).
Vamos testar seus conhecimentos? Responda Verdadeiro ou Falso:
1. Investir em Google Adwords influencia nos resultados orgânicos
FALSO
Esta é uma dúvida muito comum. Anunciar no Google não vai influenciar sua posição nos resultados orgânicos. São duas coisas bem diferentes. Enquanto que o Google tem seus critérios para determinar
o posicionamento de uma página na busca orgânica, o buscador tem outros critérios
bem diferentes para determinar a disposição dos anúncios.
As vantagens de cada um são diferentes, mas uma empresa pode se beneficiar e muito se trabalhar os dois em conjunto.
2. Sites em WordPress automaticamente já são otimizados
FALSO
Mais uma dúvida clássica. A plataforma WordPress ganhu popularidade principalmente graças a sua relativa praticidade e com isso surgiram vários plugins com a promessa de ajudar no processo de SEO. Mas ter estes plugins não significa que o site está automaticamente otimizado para a busca orgânica do Google. O processo de SEO continua sendo necessário.
3. Para SEO, a qualidade do conteúdo é mais importante que a quantidade de palavras
VERDADEIRO
A primeira coisa que deve ficar clara é que o Google quer que seu usuário encontre aquilo que está buscando rapidamente. Uma página que apresenta conteúdo extenso que repita o termo procurado várias vezes teoricamente abrange melhor o tema que um texto curto, Porém, isto não significa que qualquer conteúdo que simplesmente traga várias repetições da palavra chave é um bom conteúdo. Na hora de escrever um texto para seu site ou blog, tenha sempre o seu potencial cliente como foco: ele ou ela vai gostar de ler este texto?
4. Conteúdo não é o único fator para bons resultados em SEO
VERDADEIRO
Um bom conteúdo continua sendo fundamental para que uma página alcance um bom resultado orgânico. Mas NÃO é o único. Não se deve negligenciar a relevância do SEO Onpage nem a do SEO Offpage. A combinação dos dois é que leva ao sucesso.
5. SEO é fácil de fazer; não é preciso gastar com ajuda profissional
FALSO
Sei que somos suspeitos para falar, mas o trabalho de SEO é complexo e demanda horas de trabalho de profissionais qualificados em uma equipe diversificada (estrategistas dde conteúdo, redatores, RPs, webdesigners, programadores etc). Por isso, contratar um trabalho de SEO de uma empresa séria não custa pouco (em comparação a outras estratégias), mas este investimento se paga no prazo adequado. SEO não segue uma receita de bolo, portanto cuidado com falsas promessas de resultados rápidos e com baixo investimento.
E aí, como foi seu desempenho neste teste?
Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em
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