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Conversamos diariamente com diversos empresários e é comum escutar a seguinte pergunta:  “devo contratar uma agência de marketing digital ou é melhor contratar profissionais de marketing internos?” Não importa se é uma startup ou uma empresa já estabilizada, a resposta não costuma ser tão simples. Assim como há benefícios em trabalhar com uma agência de marketing digital, contar com uma equipe interna também pode ser válido.

A chave para encontrar a resposta para esta importante questão é definir os objetivos de marketing da sua organização e ponderá-los em comparação aos pontos fortes e fracos de ter sua própria equipe. Em alguns casos, a resposta passa por combinar as duas alternativas.

Para ajudar você a chegar na melhor escolha, listamos sete fatores-chave a serem considerados ao comparar equipes de marketing internas com a alternativa de contratar uma agência de marketing digital.

1. Cultura, visão e valores da sua empresa

Estamos assumindo que você prefere trabalhar com profissionais de marketing alinhados à cultura, visão e valores da sua empresa; a maioria das empresas prefere. De um modo geral, é mais fácil fazer isso contratando uma equipe interna. Naturalmente, um funcionário interno em período integral é muito mais integrado a uma empresa do que qualquer equipe de agência externa. Dadas as responsabilidades de uma agência de marketing para vários clientes diferentes, é mais difícil para um time de marketing externo entender completamente a cultura e os valores diários de uma empresa.

2. A necessidade de habilidades diversas

Dependendo das estratégias de marketing da sua empresa, sua equipe pode precisar ter várias habilidades diferentes, como desenvolvimento web, experiência em mídias sociais, e-mail marketing, gestão de campanhas em diferentes mídias, SEO etc . E acredite, formar uma equipe interna repleta de todo esse talento não é uma tarefa fácil. Naturalmente, as boas agências já estão equipadas com profissionais especializados em todas as áreas do marketing digital. Assim, ao contratar uma agência de marketing digital, você pode levar um pacote maior.

3. Vantagem competitiva com melhores práticas

Marketing digital vive em constante evolução. Táticas e ferramentas que funcionaram ontem, não serão necessariamente eficazes amanhã. A concorrência é dura, as tecnologias mudam em ritmo acelerado e, se você ficar preso ao passado, sua empresa acabará ficando para trás.

Felizmente, permanecer no topo das melhores e mais recentes melhores práticas de marketing digital faz parte do dia a dia de uma agência. As equipes das agências de marketing digital geralmente obtêm o primeiro acesso às mais recentes tecnologias e estratégias – a maioria das quais simplesmente não está ao alcance das equipes de marketing internas.

4. Agilidade para escalar sua estratégia de marketing

Vamos imaginar que você identifique que está perdendo negócios porque seu concorrente mais próximo está sendo muito mais efetivo em promover seu portfolio de clientes e projetos para seu público-alvo. Obviamente, sua estratégia de marketing online precisa de uma revisão para até o mercado que interessa ao seu negócio. E a maneira mais rápida de fazer isso NÃO é postando um anúncio, revisando currículos, conduzindo três rodadas de entrevistas, pedindo referências… As agências de marketing são projetadas para entrar com rapidez e eficiência, para que sua equipe possa adaptar suas estratégias de marketing mais cedo ou mais tarde. 

5. Acesso a uma rede maior de fornecedores

Isso é semelhante ao item 2 acima, mas vai muito além das habilidades especializadas da sua equipe de marketing: você verá que os profissionais de marketing internos geralmente não têm uma rede de contatos tão robusta como uma agência. Portanto, se você precisar de serviços de marketing suplementares – produção de vídeo, assessoria de imprensa – sua melhor aposta seria alavancar uma agência. Devido simplesmente à estrutura de uma agência, é mais provável que eles tenham essas fontes e recursos adicionais do que os profissionais de marketing internos.

6. Comunicação fácil

A comunicação aberta e eficiente é vital para manter o plano de marketing de qualquer empresa funcionando sem problemas. E com qualquer equipe interna, isso será relativamente fácil. Sessões de brainstorming, aprovações de conteúdo e reuniões podem ser executadas sempre que necessário, muitas vezes sem agendamento prévio. As agências, por outro lado, podem não ser tão acessíveis imediatamente; a comunicação diária será naturalmente mais escassa devido ao número de clientes e às necessidades dos clientes. Normalmente, as agências de marketing mantêm a comunicação no dia a dia por e-mail ou ferramentas como Tams, Meet, Zoom etc conforme necessário, além de realizar reuniões periódicas para discutir resultados, projeções, planos trimestrais etc. Ambos os métodos funcionam – mas o sucesso depende inteiramente das suas preferências.

7. Acesso a ferramentas e plataformas

Uma agência de marketing decente já vem com todos os detalhes quando se trata das tecnologias indispensáveis ​​do setor. Muitas também testam e investem um bom dinheiro em taxas de assinatura anual para equipar os clientes com as melhores ferramentas. Esse é um processo demorado e caro no qual você nem precisa pensar quando resolve contratar uma agência de marketing digital. O preço pode ser um pouco mais alto, mas a dor de cabeça e a agonia sobre quais ferramentas usar não são.

No final das contas, a resposta para a questão sobre contratar uma agência de marketing digital ou uma equipe interna depende inteiramente da sua situação. Quando você analisa estes 7 principais fatores apresentados, você se inclina de um jeito ou de outro? Essa poderia ser sua resposta. Se a lista de prós e contras for igual nos dois lados, sua empresa poderá ser como as muitas que fazem as duas coisas. Nunca é demais pedir ajuda, especialmente em áreas onde você não tem um especialista na equipe, ou com táticas novas e tendências que você não domina.

Se você se decidiu por contratar uma agência de marketing digital, teremos o maior prazer em apresentar o trabalho da WSI. Mas se ainda tem dúvidas, também não hesite em entrar em contato conosco. Podemos te ajudar a entender o melhor cenário para sua empresa.