Deseja continuar acompanhando como as pessoas interagem com seu site? Então você precisa entender o Google Analytics 4 (GA4): o que é, como ele difere de outras versões do produto e por que você precisa mudar. Descubra tudo o que você precisa saber neste artigo.
O que é o GA4?
O Google Analytics é uma plataforma de análise que fornece informações sobre o tráfego, o envolvimento e a conversão do seu site. Ele é usado pela maioria dos sites no mundo hoje e permite rastrear o comportamento do usuário em todas as páginas do seu site.
Assim como qualquer software, o Google Analytics foi atualizado à medida em que as necessidades dos usuários mudaram desde seu lançamento em 2005. Desde a era do Google Analytics clássico (GA1), as atualizações levaram ao GA2 e GA3; ambos referidos como Universal Analytics (UA). O GA4 é a quarta e mais recente versão, lançada em 2020. Mas não é apenas mais uma versão do Google Analytics; na verdade, é um produto inteiramente novo – destinado a resolver problemas que surgiram desde que o UA foi lançado.
Como o Google Analytics 4 difere do Universal Analytics?
Acompanhe o site e os aplicativos móveis juntos
Uma das principais vantagens das novas propriedades do Google Analytics 4 é que ele pode rastrear a atividade dos visitantes em vários sites e aplicativos. Anteriormente, você precisava usar uma propriedade do UA para rastrear os dados do site e uma propriedade separada no Analytics para Firebase para medir o uso do seu aplicativo para dispositivos móveis. Esta nova edição do Google Analytics poderia ser chamada de “GA4 – anteriormente conhecida como Google App+Web”, como era chamada durante sua fase beta!
Como agora você pode monitorar os usuários em um site, aplicativos e software, você obtém uma visão holística de como seus clientes interagem com sua empresa. Em outras palavras, o rastreamento multiplataforma permite analisar seu público ao longo do ciclo de vida do cliente.
Capacidade de acompanhar toda a jornada do cliente
Para fornecer uma visão melhor de como os usuários interagem com seu site e aplicativo, o GA4 fez todas as medições de “eventos”. Agora, como os eventos rastreiam as interações do usuário que não podem ser examinadas como visualizações de página em uma sessão, isso oferece inúmeras maneiras de entender melhor o comportamento do usuário. Flexibilidade e granularidade de dados levam a decisões e estratégias mais bem informadas.
O aprendizado de máquina prevê o comportamento
O GA4 não apenas oferece melhores ferramentas de análise centradas no usuário, mas também inclui métricas preditivas. Graças à experiência em aprendizado de máquina do Google, você pode aplicar esses dados enriquecidos ao Google Ads, remarketing, marketing de mídia social e, sim, ao seu site.
Supera os desafios de gerenciamento de consentimento e rastreamento sem cookies
Usar a IA para modelar informações ausentes garante que você ainda se beneficie de informações valiosas – mesmo quando o mundo se afasta de cookies e outros dados de identificação. Como resultado, você pode cumprir as novas leis de proteção de privacidade (como GDPR e CCPA) enquanto ainda aprende sobre sua base completa de clientes.
Oferece mais controle e personalização
Com todas essas novas possibilidades, você provavelmente desejará restringir o que mede. O GA4 permite que você personalize o painel para priorizar métricas importantes para seus negócios. Você também pode integrar com o Google Data Studio para gerar visualizações personalizadas.
Visualize dados e relatórios de uma maneira nova
Para acomodar todas essas melhorias, o GA4 vem com um novo painel. Embora ficar confortável com uma nova interface seja sempre um pouco trabalhoso, as mudanças prometem valer a pena.
Algumas das mudanças no Google Analytics 4 vs. Universal Analytics incluem:
Agrupe os relatórios desejados em um menu “Relatórios: visualizar dados personalizados”.
Os relatórios adicionais incluem não apenas “Aquisição”, mas agora também “Engajamento”, “Monetização” e “Retenção” – todos adequadamente em “Ciclo de vida”.
A função de pesquisa fornece a assistência mais valiosa – tanto para aprender o novo modelo quanto para respostas imediatas às consultas. Use-o para um treinamento DIY do Google Analytics 4 – ou fale com sua agência de marketing digital WSI local.
Quando devo mudar para o GA4?
Em março deste ano, o Google anunciou que o Universal Analytics seria descontinuado em 1º de julho de 2023. Além disso, todos os seus dados históricos do Universal Analytics serão excluídos em 2023.
Portanto, o melhor momento para mudar para o GA4 é agora!
Recomendamos que você configure seu GA4 para funcionar em paralelo com o UA enquanto for possível. Primeiro, isso permite que você se familiarize com as funções e recursos do novo produto.
Em segundo lugar, você pode começar a preencher sua conta com dados para obter insights de aprendizado de máquina precisos e relevantes.
Para obter assistência especializada para configurar sua conta do Google Analytics 4 de maneira correta e rápida, entre em contato com a WSI hoje mesmo.