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O mundo dos negócios tem evoluído ao longo dos anos e marketing não é mais o que costumava ser. O marketing, especialmente o marketing digital, tornou-se altamente orientado a resultados. Independentemente do tipo de negócio que você administra, é necessário entender que os consumidores não se importam mais com sua abordagem genérica. Eles querem uma experiência personalizada. É por isso que ter acesso ao tipo certo de dados e saber o que fazer com eles é extremamente importante para bons resultados de marketing. Neste artigo vamos explorar a análise de dados de marketing.

Começando com o básico da análise de dados de marketing

Uma das maiores vantagens de se fazer negócios na era digital é a capacidade de rastrear e analisar seus resultados com a ajuda da análise de dados de marketing. Esta permite que você tenha uma visão mais abrangente da sua estratégia digital. É possível acompanhar o que está funcionando e o que não está, dando a você a chance de melhorar seu plano de marketing. A análise fornece a visão necessária para ver para onde você está indo e se seus esforços estão valendo a pena. 

Quando se trata de construir e administrar um negócio de sucesso em qualquer nicho, existem certos elementos que se tornam mais do que uma mera necessidade. Ter um site é um desses elementos porque se tornou parte integrante do ecossistema de marketing moderno. Sem um site adequado, você não tem acesso a dados críticos de análise. O que, por sua vez, resulta em perda de negócios que não podem ser recuperados.

Já se foram os dias em que os clientes costumavam visitar sites comerciais apenas para aprender mais sobre ela. Hoje, as pessoas usam sites para conversar com marcas, fazer consultas de produtos, comprar produtos necessários enquanto consomem conteúdo direcionado e relevante. Um site se tornou uma ferramenta de geração de negócios difícil de ignorar e pode fornecer informações cruciais que podem ser usadas ​​para aprimorar seus esforços de marketing e expandir seus negócios. Uma ferramenta simples e efetiva para encontrar dados relevante é Google Analytics.

3 principais métricas de análise de dados de marketing digital em que sua empresa deve se concentrar

Além das informações básicas como tráfego de sites, taxa de saída de páginas, taxa de rejeição etc. existem outras muito relevantes que você precisa para entender o comportamento do usuário. Os consumidores de hoje procuram conteúdo e soluções personalizados. O que significa que você precisa entender tudo, desde os objetivos até as preferências. Somente então você poderá oferecer a eles uma experiência personalizada que os faz se conectar à sua marca e fazer negócios.

É ótimo saber que você está recebendo muito tráfego, mas a pergunta é: por quê? Por que as pessoas visitam seu site? Quão profundamente seus visitantes estão envolvidos com seu conteúdo?As respostas para essas perguntas podem ser encontradas quando você tira o máximo proveito e entende as seguintes análises de dados de marketing digital.

Taxa de conversão

Quando você administra uma empresa, deseja mais leads e vendas. É por isso que a taxa de conversão do seu site é uma métrica que você não pode ignorar. Embora essa métrica seja sobre o resultado, ela pode fornecer uma imensa clareza sobre se seu tráfego é direcionado o suficiente e se seu marketing está ajudando você a se aproximar de seus objetivos de negócios. Sua taxa de conversão pode ser medida dependendo do tipo de ação que você deseja que seus visitantes executem. Se você deseja que mais visitantes preencham seu formulário de contato e entrem em contato com você, é necessário analisar o quão bem o tráfego está sendo convertido em leads. Se seu objetivo é obter vendas para seu produto, é nisso que você deve se concentrar. A taxa de conversão média do seu site depende da sua meta de conversão.

Dias para a conclusão transação

Embora a compra por impulso seja algo real, raramente acontece online. Em outras palavras, quando alguém visita seu site pela primeira vez, ele pode não pressionar o botão comprar imediatamente. O intervalo de tempo entre a primeira visita e o dia da conversão pode ajudar você a entender muito melhor seus usuários. Então, como você obtém acesso a esse insight?

Aplique a segmentação aos seus principais canais de tráfego para obter clareza nos “dias da transação” e como ela difere de um canal para outro. As pessoas acessam seu site a partir de vários canais, por isso é importante saber que tipo de tráfego cada canal está enviando para você. Quanto maior a qualidade do tráfego, menores serão os dias de transação.

Frequência e Recência

Embora seja bom saber quanto tempo decorre entre uma visita e uma conversão, isto não é suficiente. Você também precisa saber com que frequência seus visitantes acessam seu site e quando. Dependendo do tipo de negócio e com que frequência você atualiza seu site, analisar esses dados pode ajudar a melhorar bastante seu desempenho.

Se as pessoas sempre retornam ao seu site sempre que você publica um novo conteúdo, ótimo. Se eles vierem apenas uma vez e nunca mais voltarem, será necessário identificar as áreas problemáticas. A frequência é definitivamente uma métrica na qual você deve trabalhar para melhorar, se necessário.

Você pode avaliar a fidelidade dos visitantes analisando o relatório de frequência e frequência no Google Analytics. Para obter um número exato, exclua novos usuários antes de executar este relatório, pois o Google Analytics tende a incluí-los por padrão.

Lançamos muitas informações para você, mas temos certeza de que você pode aplicá-las aos seus esforços de marketing digital. Já se você preferir que um profissional analise seus dados, basta apenas clicar aqui para entrar em contato conosco.