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Com o final de ano se aproximando, muitas empresas estão definindo seus planos para o ano que vem e, consequentemente, seus orçamentos. Quando se trata de marketing, há diversas alternativas que podem ser combinadas para se alcançar objetivos como fortalecimento de marca, posicionamento, geração de contatos e retenção de clientes. Entre estas alternativas estão as redes sociais que são são importantes canais de marketing e devem ser tratadas como tal. Apesar de seu alcance altíssimo (só o facebook tem 83 milhões de usuários ativos no Brasil), algumas pessoas ainda resisitem a considerá-las parte do seu plano de marketing. Ouvimos comentários como: “meu público não busca informações sobre meu negócio no facebook”…pode ser verdade, mas isto não significa que seu público não acesse esta rede com freqüência. E é importante lembrar que as redes sociais oferecem diversas opções de segmentações que facilitam o acesso direto à quem tem o perfil de seu público-alvo.
Entretanto, como em qualquer outro canal, para que existam resultados positivos, as ações de marketing nas redes sociais devem ser muito bem planejadas e executadas (nada de deixar para fazer quando sobra tempo ou postar qualquer coisa só por postar!).
Aí vão 3 dicas valiosas para não se frustrar nas redes sociais:
1. Estratégia de conteúdo atraente
Ainda hoje há profissionais que acreditam que devam apenas postar informações sobre produtos/serviços, preços e promoções. Não é por aí…é fundamental ter um plano com uma abordagem mais ampla que inclua conteúdo variado, pensado para educar, entreter, inspirar e encantar os seus fãs. Se a sua estratégia de conteúdo consiste só em uma mensagem de vendas insistente, sua empresa sofrerá com resultados negativos e perda de fãs. Já uma estratégia de conteúdo atraente consegue estabelecer lealdade, confiança e experiência em sua base de fãs, o que o coloca no caminho da fidelização.
E como fazer isso?
Infelizmente, não há uma receita pronta para criar uma estratégia de conteúdo atraente, mas há boas práticas que podem te colocar no caminho certo. Em primeiro lugar, analisar cuidadosamente as tendências e resultados quanto à freqüência, tipo e assuntos das postagens. A qualidade é sempre mais importante do que a quantidade em mídias sociais, mas talvez haja oportunidade para você postar com mais freqüência para obter mais sucesso. Ou, o contrário…Uma medida perspicaz de quão convincente o seu conteúdo é engajamento por post. Dê uma olhada em como o seu conteúdo está performando e veja se você pode detectar alguma tendência.
2. Entender os diferentes tipos de posts
Existem posts que aparecem na timeline e outros que são exclusivamente promovidos para o público que você determinou.
Como definir o que é melhor? Depende do seu objetivo. Por exemplo, se você está promovendo produto por um tempo determinado , um anúncio  com uma chamada “compre agora” pode ser uma ótima idéia. Mas, se você está compartilhando algo menos datado, um post na timeline torna-se mais interessante.
3. Analisar consistentemente resultados
Todos querem alcançar o ROI (retorno sobre investimento) social, mas sem medir resultados é impossível chegar a uma conclusão! E como as redes sociais oferecem diversas métricas, pode ser difícil saber o que exatamente você deveria estar monitorando.
Aí vai uma dica: sempre decidir qual é o seu objetivo. É engajamento no próprio post? É gerar visitas para um site? É aumentar seu mailing? Com isso, é possível avaliar com mais segurança se uma campanha foi ou não bem sucedida.
Um bom trabalho em redes sociais demanda conhecimento e experiência. A WSI conta com uma equipe de especialistas pronta para te ajudar. Entre em contato conosco!