Concluímos nossa série de webinars “À frente da Curva” em que exploramos temas importantes sobre uma estratégia bem sucedida de marketing digital e com dicas valiosas para as empresas de adaptarem ao desafiador momento atual. Aqui vamos recapitular os pontos mais importantes para ajudar você a redefinir o plano de marketing digital da sua empresa.
Sabemos que há uma grande chance de sua empresa ter passado por mudanças significativas nos últimos meses, tanto do ponto de vista operacional quanto de marketing. Vamos às dicas do que você pode rever em seu plano de marketing digital.
1)Revise e atualize suas buyer personas
As personas que você definiu para o seu negócio provavelmente mudaram. Seus problemas, preocupações, interesses e sentimentos foram impactados pela pandemia, protocolos de permanência em casa e distanciamento social. Portanto, não assuma que seu público-alvo ideal de hoje é o mesmo que você identificou antes da COVID-19. Reserve um tempo para revisar e atualizar suas personas atuais e concentre-se em descobrir novas personas que você pode não ter considerado antes. Reúna-se com suas equipes de vendas e atendimento ao cliente para obter feedback com base nas conversas reais que eles estão tendo com seus clientes em potencial e clientes e use-o para ajudar a alimentar as atualizações. Se você quiser aprofundar isso, assista à gravação do nosso webinar sobre como entender seu público-alvo.
2) Aprimore sua inteligência de marketing
À medida que o mercado se recupera, novos comportamentos e tendências do cliente se desdobram. Você deve levar algum tempo para monitorar as tendências de marketing em seu mercado e setor e usar essa inteligência para detectar novos padrões de consumidores e oportunidades de negócios. Se você não sabe por onde começar, recomendamos verificar o Google Trends – é uma ferramenta útil (e gratuita) para analisar tendências de pesquisa.
3) Conheça sua concorrência atual / nova on-line
A realidade é que, devido à pandemia, o cenário de seus concorrentes mudou. Alguns de seus concorrentes podem ter desaparecido, alguns podem ter reduzido suas atividades de marketing, alguns podem ter lançado novos produtos e serviços e alguns novos concorrentes podem ter surgido. É por isso que realizar novas análises competitivas é parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital pós-COVID-19.
4) Redefina suas metas de negócios
Talvez você tenha estabelecido metas muito específicas antes da COVID, mas elas podem ter mudado nos últimos meses. Revise seus objetivos originais e verifique se eles ainda são válidos e significativos. Em alguns casos, pode ser necessário adicionar novas metas para ajudá-lo no caminho da recuperação. Lembre-se de que, se você fizer alterações nas metas do seu site, atualize também as conversões de meta no Google Analytics para poder acompanhar isso com precisão.
5) Monitoramento da jornada do cliente
Com todas as mudanças que podem ter acontecido com as personas de seus compradores, a concorrência e o mercado, convém acompanhar de perto a jornada do cliente para definir ações específicas para cada estágio do funil. O uso de tecnologia como a automação de marketing pode ajudá-lo a classificar seus leads à medida que eles se movem da parte superior para a parte inferior do funil e a identificar oportunidades de melhoria
6) Revise seu mix de conteúdo
À medida que os clientes passam mais tempo online e nas mídias sociais, o envolvimento de conteúdo será um aspecto essencial de qualquer estratégia de conteúdo. Incentivamos as empresas a aproveitar mais vídeos, mais animações, webinars e tutoriais interativos como parte de seu mix geral de conteúdo.
7) Identifique seus canais de mídia paga
Se seus canais de publicidade incluíam Google, Facebook, Instagram e YouTube no início do ano, eles provavelmente continuarão a fazer parte do seu principal mix de mídia digital. Mas outros canais podem ter surgido desde o COVID-19 que você também pode querer investigar e testar. O TikTok, por exemplo, tornou-se o novo player no mundo das mídias sociais em termos de downloads e usuários. E enquanto a publicidade no TikTok pode não ser a opção certa para muitas marcas no momento, pelo menos, todas as empresas devem reservar seus perfis do TikTok, para que tenham quando precisarem.
8) Invista em tráfego orgânico e SEO
A otimização para mecanismo de busca (SEO) permite gerar um fluxo constante de tráfego orgânico para o seu site. Pense nisso como sua apólice de seguro ou sua vacina para a próxima vez que você precisar reduzir ou suspender suas campanhas publicitárias pagas. As empresas que geravam tráfego orgânico antes da crise e que continuavam investindo em SEO durante toda a pandemia eram menos propensas a ter uma queda nos visitantes e nos leads on-line do site, mesmo que reduzissem seus gastos com publicidade paga.
9) Aproveite seu banco de dados de clientes
Seu banco de dados de prospects e clientes é seu ativo mais valioso. Para aproveitá-lo adequadamente, você precisa de uma solução de automação de marketing que inclua um CRM (sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes) robusto e uma estratégia de e-mail marketing claramente definida. Nutrir seu banco de dados não é enviar e-mails aleatórios aqui e ali. Trata-se de mapear um plano que aproveite a automação para enviar aos clientes comunicações oportunas e relevantes que os incentivem a agir.
10) Crie um painel e visualize-o diariamente
Existem tantas métricas em sua estratégia digital que precisam ser monitoradas. A melhor maneira de se manter atualizado é criar um painel que reúna todos os seus principais KPIs (principais indicadores de desempenho) em uma única exibição. Pense neste painel como uma janela muito amigável para todas as análises necessárias para tomar as principais decisões de negócios. Existem muitas ferramentas diferentes que você pode usar para criar esse painel, pesquise a que funciona melhor para você.
Se você precisar de uma ajuda para revisitar seu plano de marketing digital ou mesmo para implementá-lo da melhor maneira, não hesite em falar conosco!