Você sabe quanto um novo cliente custa para sua empresa?
Quanto é preciso investir para conquistar um novo cliente para sua empresa e como o marketing de conteúdo pode ajudá-lo a encontrar uma boa relação custo benefício? Para começar a responder a esta pergunta, é preciso calcular o Custo de Aquisição de Clientes (CAC):
CAC: investimento total em marketing + custo de vendas / total de clientes obtidos.
Por exemplo: em 12 meses, sua empresa manteve investimento total em marketing de R$ 200.000,00 e o custo anual com vendas foi de R$ 250.000,00/mês. No período, foram obtidos 15 novos clientes. Assim, o CAC é igual a: R$ 450.000 / 15 clientes = R$ 30.000,00
Esta informação é muito importante, mas sozinha não basta para identificar se seus esforços estão sendo bem aproveitados. Uma vez calculado o CAC, é preciso calcular o quanto este representa do LTV (lifetime value) por cliente. Uma maneira simples de calcular o LTV é: (valor médio de uma venda) x (número de transações) x (tempo de retenção média em meses ou anos para um cliente típico).
Por exemplo: se em média os seus clientes gastam R$5.000 por mês e costumam se manter em sua base de clientes ativos por 2 anos, o LTV da sua base é R$5.000 x 12 meses x 2 anos = R$120.000,00
No exemplo acima, o CAC representou 25% do LTV. Em geral, recomenda-se que esta proporção seja de até 40%, mas este número pode variar em segmentos diferentes.
E o que fazer então para alcançar o número de clientes desejado com a menor proporção CAC/LTV possível?
Uma alternativa bastante indicada é investir no marketing de conteúdo. Sabendo como aplicar essa estratégia, é possível aumentar a autoridade da sua empresa, engajar sua audiência, aumentar a geração de leads, a conversão de novos clientes e o retorno sobre investimento (ROI).
Sabemos que, por ter muitas informações a sua disposição, o poder de compra está todo nas mãos do cliente. Pesquisas indicam que 70% do processo de decisão acontecem antes mesmo de o cliente entrar em contato com a empresa. Por isso o marketing de conteúdo é tão importante. Empresas que atualizam seus sites ou blogs corporativos recebem 55% mais visitas. Além disso, 7 a cada 10 clientes fecham negócio com marcas e fornecedores com quem se relacionam através de conteúdo.
Entre as principais táticas usadas no marketing de conteúdo estão:
Geração de conteúdo de valor no blog corporativo:
É preciso investir na produção de conteúdos relevantes para o seu público e realizar publicações periódicas. E em conjunto com estratégias de SEO com palavras-chave importantes para o seu negócio, aumenta-se o potencial de se captar visitantes e potenciais leads.
Oferta de materiais ricos para construir uma base de contatos valiosa
Ao oferecer um material rico e relevante, seu visitante estará disposto a fornecer algumas informações que serão importantes para sua empresa. Capriche na sua página de destino (landing pages) e faça com que ela seja bem estruturada, com design simples mas atrativo. Assim, aumenta-se grande a chance de converter visitantes em leads.
Investimento na automação de marketing
A automação de marketing ajuda as empresas a fazer uso adequado da sua lista de contatos: segmentar o máximo possível de acordo com o perfil do visitante, comportamento, dados socio demográficos e histórico de interações com o seu site. Assim, será possível oferecer o conteúdo certo, na hora certa, para o grupo cert. O objetivo é direcionar pouco a pouco o lead em direção ao fundo do funil, ou seja, transformá-lo em um cliente.
Ao automatizar todo esse processo, você economiza tempo, dinheiro e pessoal, fazendo com que a interação com equipe de vendas só se faça necessária quando o potencial cliente estiver pronto para fechar negócio. O resultado vem no médio e longo prazos, mas você vai perceber que valerá muito a pena.
Quer conversar mais sobre como otimizar seus investimentos e alcançar melhores resultados? Entre em contato conosco.