Há alguns anos, gestores e empresários começaram a se perguntar: será que minha empresa precisa de uma estratégia de mídias sociais? Em 2023, a resposta para esta pergunta já deve estar mais do que clara: sim! A pergunta da vez agora é: como minha empresa pode tirar o melhor proveito de uma estratégia de mídias sociais?
Este é justamente o assunto deste blog. Vamos compartilhar os principais passos a seguir para montar a sua estratégia de mídias sociais e, com isso, obter melhores resultados. Confira!
Objetivos do marketing nas mídias sociais
Marketing nas redes sociais é uma estratégia baseada distribuição de conteúdo otimizado nas redes sociais de forma a criar uma comunidade com seu público-alvo.
As redes sociais influenciaram consideravelmente as ações de marketing das empresas e se tornaram ferramentas essenciais para a comunicação com seu público-alvo. Assim, é importante ter uma estratégia de mídias sociais eficaz. Apresentamos os seis objetivos principais:
- Desenvolver a visibilidade e notoriedade da sua empresa.
- Promover a sua marca e seus produtos e serviços online.
- Desenvolver uma base de seguidores leais criando conteúdo e atividades que promovam engajamento e interação.
- Converter seus contatos nas mídias sociais em leads e clientes em potencial. Influenciar e orientar nas decisões de compra do seu público-alvo.
- Gerenciar a sua reputação online.
- Atrair tráfego qualificado para o site da sua empresa.
Mas cuidado! Ao gerenciar várias plataformas de mídias sociais ao mesmo tempo, é fácil perder o foco. Por isso, seja sempre estratégico na hora de selecionar as redes sociais com as quais você deve trabalhar. Favoreça as mídias sociais em que é possível segmentar seu público-alvo de acordo com as características que você busca.
Os benefícios de uma estratégia de mídias sociais
O marketing nas mídias sociais permite identificar dados demográficos específicos do seu público-alvo e promover a sua empresa para atrair esse público. Imagine que uma empresa de transporte de carga queira impactar gerentes de logística de empresas de médio e grande portes, do segmento de alimentos e bebidas, localizadas nos estados do sudeste. Não é melhor lugar de encontrar um grupo com estas características do que o LinkedIn.
Além de encontrar as pessoas com o perfil procurado, uma estratégia de mídias sociais permite publicar conteúdo relevante que provoque o interesse destas pessoas. É possível publicar e promover conteúdos em formatos variados – textos, vídeos, gráficos – e incentivar a interação com sua marca.
Outro aspecto que você deve considerar é que é muito provável que seus concorrentes já tenham uma estratégia nas mídias sociais. E você pode aprender mais sobre as outras empresas e utilizar estas informações em análises para seu negócio também.
Como elaborar uma estratégia de mídias sociais para fortalecer sua marca
Tudo começa com um bom planejamento baseado em em consistência, coerência e organização. Aqui seguem os passos essenciais:
Passo 1: Definir metas
As metas devem seguir a metodologia SMART:
Specific (específica)
Measurable (mensurável)
Attainable (alcançável)
Relevant (relevante)
Time-bound (temporal)
Essas metas SMART podem ser as mesmas para várias plataformas de mídias sociais ou exclusivas para cada uma, dependendo das necessidades específicas do seu negócio.
Passo 2: Aprender o máximo do seu público
Primeiro, defina seu cliente ideal, também conhecido como sua buyer persona.
Conhecer bem seus clientes ideais é essencial para criar conteúdo relevante. Esta etapa do processo é crucial para saber o que dizer e onde divulgar.
Passo 3: Analisar a concorrência
Antes de produzir conteúdo relevante, você deve primeiro identificar seus concorrentes e aprender com as suas estratégias, verificar que temas estão atraindo mais engajamento do público. Essa atenção com as mídias sociais onde eles estão é uma boa maneira de identificar oportunidades potenciais a serem exploradas.
Passo 4: Criar calendário de conteúdo de mídias sociais
Embora compartilhar conteúdo seja fundamental, saber com que frequência publicar esse conteúdo para gerar o melhor resultado é tão importante quanto. É aqui que um calendário de conteúdo para as mídias sociais torna-se uma boa ferramenta. Permite organizar todo o conteúdo das suas redes sociais, além de detalhar o objetivo atribuído a cada uma das mídias sociais usadas para que tudo o que publicar neste calendário contribua para atingir os seus objetivos.
Passo 5: Testar, mensurar e ajustar a sua estratégia
Este é uma aspecto muito importante para otimizar sua estratégia de mídias sociais. Você precisará fazer as seguintes perguntas:
- O que funcionou e o que não funcionou?
- Quem está interagindo com sua empresa nas redes sociais?
- Quais redes sociais alcançaram os melhores resultados?
- Como sua empresa se compara aos concorrentes?
As redes sociais evoluem rapidamente e novas plataformas surgem ou se transformam. Como resultado, é difícil prever a evolução das mídias sociais neste universo tão dinâmico.
Ainda assim, é essencial se manter informado sobre as novidades, seguindo os blogs do setor (como o nosso!) ou com o suporte de uma empresa de marketing digital para se manter ativo nas mídias sociais onde seu público-alvo está.
Precisa de ajuda para começar? Então entre em contato nossa equipe!