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Neste primeiro post do ano, vamos relembrar um acontecimento muito falado em 2022. Em 9 de setembro de 2022, o Google anunciou que uma atualização do seu Conteúdo Útil (“Helpful Content”) foi concluída. Essa mudança de algoritmo do Google tem como objetivo aprimorar a experiência do usuário, destacando sempre o conteúdo de melhor qualidade.

Neste artigo, vamos explicar essa atualização de conteúdo útil, qual o seu impacto no SEO. Confira abaixo:

O que vem a ser conteúdo útil?

O chamado conteúdo útil é aquele que cria uma ótima experiência para o usuário. Esta atualização do algoritmo do Google é uma mudança bem-vinda para aqueles que produzem conteúdo de qualidade com o intuito de ajudar os usuários e ajudará a melhorar a visibilidade dos artigos, tornando mais fácil para os usuários encontrarem as informações que precisam.

Como o Google determina o que é conteúdo útil?

Essa recente atualização do Google teve por objetivo reprimir conteúdo de baixa qualidade que não oferece verdadeiro valor aos usuários. A atualização faz com que o Google faça um downgrade algorítmico de páginas que sejam consideradas inúteis e, com isso, melhorar a qualidade dos resultados de busca.

Para determinar o que é considerado conteúdo útil, o Google usa IA para medir a qualidade do conteúdo avaliado. Esta atualização tem por fim ajudar a melhorar a qualidade das buscas para os usuários. Esta é também positiva para o SEO, pois ajuda a garantir que apenas o conteúdo mais relevante seja exibido nos resultados de busca feitos no Google.

Qual o impacto no SEO?

Qual o efeito dessa atualização no SEO? Infelizmente, o Google forneceu poucas informações sobre o verdadeiro impacto ou escopo dessa atualização de algoritmo. Mas se olharmos para os primeiros resultados, o que podemos esperar?

Consideramos esta atualização como uma das mais positivas para SEO nos últimos anos. Isso representa um impulso significativo para os esforços de SEO e uma grande vitória para quem produz regularmente conteúdo útil e de alta qualidade.

Criadores de conteúdo que escrevem com a intenção de priorizar seu público serão recompensados ​​por seus esforços. Aqui estão algumas dicas:

  • Torne o conteúdo que você escreve de valia e acessível para seu público-alvo.
  • Seu conteúdo deve demonstrar claramente sua experiência no tema e conhecimento profundo da matéria. Mostrar que você tem essa experiência tornará seu conteúdo mais confiável.
  • Seu site deve ter um objetivo claro. Sem isso, seu site provavelmente ficará confuso para os visitantes, prejudicando suas chances de atrair e reter o público-alvo ideal. Primeiro descubra o que você quer que seu site/conteúdo transmita e certifique-se de que todo o resto esteja em linha com esse objetivo.
  • Depois de ler seu conteúdo, o público terá adquirido conhecimento suficiente sobre o tópico para ajudá-lo a alcançar seu objetivo desejado? Essa é a pergunta mais importante que você precisa responder ao criar conteúdo, pois você quer assegurar que seus leitores estejam informados e preparados para uma tomada de decisão.
  • Mantenha seu público-alvo sempre em mente e considere o que eles querem obter com seu produto ou serviço. Ao disponibilizar informações relevantes e de valia, você pode garantir que seus leitores tenham uma experiência positiva com seu conteúdo.

Ao escrever conteúdo, é importante evitar algumas coisas se você quer que seu conteúdo seja de valor. Uma lista completa consta do Guia de SEO do Google, mas aqui seguem alguns itens que precisa saber:

  • É importante não escrever apenas para os motores de busca. Embora seja importante pensar sempre no SEO, seu conteúdo deve ser, antes de tudo, direcionado ao seu público. Escreva conteúdo que atraia e seja emocionante para seus leitores, e o posicionamento nos mecanismos de busca virá naturalmente.
  • Ao criar conteúdo, é importante também evitar total automatização do processo. Isso pode levar a conteúdo de qualidade inferior que não reflita com precisão a mensagem verdadeira da sua marca. Em vez disso, foque na criação de conteúdo de valor que seja direcionado ao seu público-alvo e represente sua marca com clareza e precisão.
  • Se você está em dúvida se seu conteúdo está de acordo com os novos padrões do Google, responda à seguinte pergunta: seu conteúdo é mais do mesmo ou seu conteúdo agrega valor? Garanta que seu conteúdo vá além, oferecendo novos insights ou perspectivas do tema.

Em resumo, a atualização de conteúdo útil do Google é algo que pode ajudar de forma significativa a maneira como os mecanismos de busca avaliam seu site. Se você quiser saber mais sobre como otimizar seu site, entre em contato conosco.