Escolha uma Página

Com as políticas de isolamento, muitas pessoas tem ficado em casa e com isso o tempo de navegação na internet vem aumentando. Este fator somado à dificuldade de abordar o público-alvo em canais não digitais tem aumentado o interesse pelo e-mail marketing. O que muita gente não imagina é que os benefícios do e-mail marketing vão além de disparar uma mensagem relevante para sua base. E é isso que vamos abordar neste artigo.

Em uma estratégia de marketing digital, nenhum canal deve ser isolado. Todos eles estão conectados de alguma forma, e usar essas conexões para sua vantagem pode ajudar a maximizar seus resultados em cada um. O impacto potencial que cada canal pode ter em outro nem sempre é imediatamente óbvio – por exemplo, o email no SEO. Mas isso não significa que a conexão não esteja lá.

Benefícios do e-mail marketing para o tráfego orgânico do seu site.

1. Direcionar tráfego qualificado para o seu site

Um dos benefícios mais óbvios de uma campanha de e-mail é que ela pode direcionar tráfego qualificado para o seu site. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com a personalização.

Honestamente, os consumidores já esperam que o conteúdo que recebem por e-mail seja adaptado aos seus interesses. Em uma pesquisa da HubSpot, sobre as razões que levam alguém a assinar uma newsletter, 38% dos entrevistados mencionaram especificamente a palavra “relevância”. Se você atende a essa expectativa, pode ter certeza de que seus e-mails não estão apenas direcionando tráfego para o site, mas direcionando tráfego qualificado e segmentado, com maior probabilidade de conversão.

Mas se você ainda não está enviando e-mails personalizados para seu público, mudar isso não precisa ser complicado. A maneira mais fácil de começar é segmentando sua lista.

Por exemplo, quando um usuário entra na lista de e-mails do blog americano de moda Man Repeller, ele pode escolher quais tipos de e-mail deseja receber, de acordo com categorias como produtos, eventos e tendências. Dessa forma, os assinantes recebem apenas os e-mails que desejam – e os criadores dessas campanhas de e-mail marketing podem ser mais específicos. 

2. Melhorar o engajamento dos visitantes com seu site

Outra vantagem de direcionar tráfego qualificado para o seu site é que ele permite atrair leitores que provavelmente passam mais tempo interagindo com conteúdos específicos.

Como resultado, você pode trabalhar para aumentar o tempo na página e diminuir as taxas de saída do seu site. Qual é o maior benefício disso? Quanto mais tempo um visitante passa interagindo com seu site, maior a probabilidade de ele converter. Mas as métricas de engajamento no local também podem contribuir para seus esforços de SEO. Embora seja impossível dizer com certeza se essas métricas são um fator direto de posicionamento orgânico no Google, tempo de navegação e taxa de rejeição apresentam correlação com rankings melhores.

3. Desenvolver uma estratégia de conteúdo mais personalizada

Uma prática comum para que tem experiência em envios de e-mail marketing é realizar testes em diferentes variáveis (assunto, design, call to action).

Os dados oriundos dos testes podem fornecer informações valiosas que você pode usar para moldar outras partes da sua estratégia de marketing – incluindo a otimização onpage do seu site. Afinal, se você criou uma lista de e-mails eficaz, todos os destinatários fazem parte do seu público-alvo e as preferências deles podem ajudar a tomar decisões.

Por exemplo, se você perceber que sua audiência responde particularmente bem a um título específico em uma newsletter, você pode testar este como o título da página correspondente em seu site.

Ou, se você testar um novo CTA e ele tiver um desempenho particularmente bom, poderá incorporar a mesma cópia do CTA em sua página inicial.

4. Transformar e-mails de alto desempenho em novos conteúdos do site

Uma das abordagens para campanhas de e-mail marketing mais recomendadas envolvem criar conteúdo original especificamente para sua base a partir de tópicos altamente relevantes para seus interesses e necessidades.

Por exemplo, a United Capital, empresa de assessoria financeira, costumava enviar newsletters com apenas reproduzindo notícias publicadas em portais da internet. Quando a empresa mudou sua estratégia de e-mail marketing para conteúdo próprio e relevante para sua base de e-mail, foi possível notar uma grande diferença:

  • A taxa de abertura subiu de 21% para 26%
  • A taxa de cliques subiu de 10% para 17%

E este conteúdo não deve ficar restrito aos e-mails. O mesmo pode servir como base para novos conteúdos para o site que também ajudarão no processo de SEO.

5. Incentivar o compartilhamento de seu conteúdo

Ao enviar conteúdo realmente relevante para seu público-alvo, você aumenta as chances de ganhar compartilhamentos e assim aumentar seu alcance. E você pode facilitar este processo incluindo botões de compartilhamento em redes sociais nos seus e-mails.

E não é só isso. Embora oficialmente não haja qualquer declaração de que os sinais sociais ajudem a melhorar o posicionamento orgânico no Google, ter seu conteúdo compartilhado aumenta a visibilidade de sua marca e pode fazer com que mais pessoas queiram ter mais informações, pesquisando por ela justamente no Google.

Em resumo, uma estratégia eficaz de e-mail marketing vai além de impactar positivamente sua base. Você pode usar técnicas como segmentação e personalização para melhorar o conteúdo e as métricas de engajamento do seu site. Os benefícios do e-mail marketing são muitos e vale a pena trabalhar para alcançá-los.

Se precisar de uma ajuda com sua estratégia de e-mail marketing, fale conosco. Basta clicar aqui.